11.5.06

De 2 a 10 de Maio: BRASIU, BRASIU!!!

Há imagens, sons, sabores, odores e saberes impossíveis de descrever e ir ao Brasil deixou-me um pouco assim: sem saber o que dizer ou como o dizer, com a sensação de não conseguir transmitir o que se viveu.
O Paulo vai fazendo o seu Diário de Bordo, por isso corro o risco da repetição, mas não resisto a escrever sobre alguns momentos!
1 - Foi o nosso 1º vôo com a Sata, que está aprovadíssima e altamente recomendada. Bom atendimento, conforto e excelentes aterragens. Comandante Nuno muito acessível e prestável. O único senão detectado, dado até os filmes passados terem sido de qualidade e não repetidos: com check-in às 09:30, embarque às 11:00 e chegada a Salvador às 16:00 (20:00 - hora portuguesa), a refeição de garfo só chegou perto das 14:00 e só houve a acrescentar 1 Mufin (queque) e 1 bebida até Terras de Vera Cruz. Os estômagos colaram...
2 - O casal Dália e Vasco, alentejanos de gema e casadinhos de fresco, que connosco partilharam alguns momentos desta Aventura e foram bons compinchas. Ele amante das aves, ela... de queijo! Juntos, (sor)rimos ao falarmos dos Papais, dois casais mais velhos sempre presentes, por eles tão bem baptizados.
3 - O Alex! Guia da Travelplán que nos recepcionou no Aeroporto de Salvador, mas nos "abandonou" ao final do dia 3. Fomos A Família de Alex no Passeio Histórico e no Bahia à Noite. Culto, conhecedor, excelente comunicador, ex-professor, bem humorado e de sorriso rasgado, elucidou-nos sobre a não existência de favelas no Brasil, mas sim de construção desordenada. Ensinou muito da História do Brasil e de Portugal, tocou pontos aparentemente sem ineteresse, deu a conhecer os Orixás e o Candomblé, bebeu connosco uma caipirinha no Bar do Carlinhos Brown (até aí meu desconhecido...) e levou-nos até um restaurante bem agradável, sobre o mar e a praia, para almoçarmos nesse mesmo dia. Mas de comidinha escreverei mais tarde, hum, hummm...
4 - Até dia 4, acompanhou-nos o Rei Artur (cameraman), mas ainda não vimos as filmagens, pois aguardamos ansiosamente uma cópia do DVD trazida por um dos pombos do Vasco ;o))
5 - A flora das Ilhas (em especial da Ilha dos Frades, porque mais pequena e conhecida mais em pormenor), a Paz, tranquilidade das águas daquele mar calmo e morno da Bahia de Todos os Santos (com este nome, porque foi descoberta no Dia de Todos os Santos), onde brinquei como uma criança, nadei, boiei de olhos fechados concentrada no som dos papagaios, saltei, tropecei em peixes, espreitei um barco de pescadores parado no meio das águas, sorri e agradeci a Deus por esta Natureza Magnífica e por eu e o Paulo estarmos a poder saboreá-la. Indescritível. Os melhores banhos de mar do Brasil! A espetada de queijo com óregãos (Ai Dália, que só me levas para maus caminhos!) e, finalmente, a minha água de côco no mar. Que BOM!!!

Sem comentários: