24.10.06

Voltei!

Depois de alguns dias sem "postar", nem sei que escrever.
Há um turbilhão de sentimentos, ideias e acontecimentos aqui por dentro que não me permitem escrever com clareza, mas... é o que se arranja.
Fim de semana com pico no sábado, na companhia de mais 9 Mulheres, com "M" grande, sem dúvida! O Workshop valeu, o tempo voou, a conversa não acabaria tão cedo não fossem outros afazeres de cada uma. Os olhares puros, ternos, com garra. E que garra! Amei estar convosco, môças!!
Pelo meio, tempo para estar um pouco com o Companheiro de Jornada e mais dois amigos. Thanks for all Mary John e... Tadeu, amigo, desculpa lá a escova do vidro de trás do carro ter decidido ter vida própria na viagem de regresso. Sim!, começou a trabalhar sozinha e tivemos de parar numa Estação de Serviço, afastá-la do vidro e atá-la com um pedaço de um saco de plástico branco (para que não abanasse). O resto da viagem continuou sui generis: acenávamos a todos, com a escova e uma tira branca. Paz, Paz! Decidiu cansar-se no final da noite, depois de uma viagem toda a dizer bacoradas e com música para abafar aquele som insistente. Ah, Tadeu, obrigada por teres sido um ouvinte tão atento e participativo do Programa de Rádio que eu e o CJ criámos nessa mesma viagem de regresso...
Na noite de domingo uma notícia MUITO boa: a prima Cristina está de 2,5 meses. Que lindo!! Fiquei toda contente! Vai ser óptimo ter mais um primo/a 5 estrelas, tal como os Paizões. :o))
E a semana de trabalho começou. Depois de viagens e dia sentada, opto por reiniciar a privada só na próxima semana, pois o trabalho acumulado é muito para todo o lado para onde me vire, mas o rim ainda dá sinal de convalescença. Se forçar... não quero correr riscos!
E tenho estado no meu elemento: chuva!
Tão bom quando na caminha, morninha, aconchegada.
Que bonita vista da janela.
Que chata quando se anda na rua, de um lado para o outro, e se depara com poças, o guarda-chuva não tapa do lado certo e se chega ao destino ensopadita. Mas... cá dentro está cada vez mais Sol!



Iceblink Luck

By Cocteau Twins

19.10.06

Relembro



3,4 e 5 Nov 2006


Como estamos na recta final, optou-se por facilitar a ida de Grupos por um preço mais acessível.
Se tiverem mais algumas pessoas interessadas e não vos apetecer nada perder este marco na História do Nascimento em Portugal, contactem-me.
Não é necessário ter-se ou pensar ter filhos, não é preciso ser-se entendido na matéria. Basta ter interesse/vontade de saber como se nasce e se pode nascer e de contribuir para melhorar este nosso cantinho à beira mar plantado.
Afinal... todos nascemos!
Nota: A Organização e Secretariado são da responsabilidade da minha querida HumPar.
Analisem bem quem são os Conferencistas e Convidados. Um must!

18.10.06

Centro de Saúde...

Onde às vezes se perde a saúde, tal é o tempo que nos fazem esperar e a "desorganização" no sistema de marcação de consultas.
Começa às 14h, marcar a partir das 13h. Ok, vamos nessa!
Chego à hora e dizem-me que já não há vagas!! "Como? Não acredito! Ando há 2 semanas atrás da médica e não saio daqui hoje sem falar com ela!"
O "nº 2" era uma simpática senhora que lá estava a guardar a sua vez religiosamente desde as 9 da matina... E guardou-a!!
Preenche papel para pedir especial autorização para ser atendida sem marcação, aguarda até às 14:30 para fazer o pedido pessoalmente. Aceite! N.º 20. É atendida às 17:30. A médica? Simpática, agradável, gostei!
Lá se foi a tarde, a falta de posição na cadeira, mas já há requisições para entregar no laboratório onde deixei cheque de mais de 500€ como caução. Vou reavê-lo e fazer os novos exames comme ils fault, para isso desconto eu.
Amanhã espero começar a ter dias mais normais e ser das últimas vezes que entro em laboratórios e vejo médicos, agulhas, farmácias, medicamentos, batas, aparelhos médicos e afins durantre os próximos cem anos.
Só volto a precisar deles em 2093, decidi!
Vou desanuviar pró sofá. Leia-se "abobrar", sff!



A Thousand Hours

By The Cure

17.10.06

Ontem saí à rua

Salvador Dali

Ontem saí à rua, sem ser por necessidade de ida a médicos, hospitais e afins. Simplesmente... saí à rua. Que bom!! Que saudades!
Cheguei cansadota, mas com um sorriso na cara (mesmo depois de ter sido picada três vezes para levar a última injecção :o}).
Deitei não muito tarde, dormi, acordei hoje para ir trabalhar. Ahhhhhh! Que fixe!
Agora concluo que ainda estou a meio-gás, pois já me sinto super cansada e ainda só passou metade do dia, mas continuo contente.
Tenho de abrandar o ritmo, para já, mas o facto é que já estou no activo. (Uhm, como soube bem esta de "já estou no activo").
Devo recomeçar a privada para a semana, depois do workshop de Doulas que me vai dar a energia que ainda me falta. Até lá, porto-me bem: comer alimentos com ferro, descansar, beber muita água, descansar, não fazer esforço e, ah!, descansar.
Devagarinho, sinto que estou a ir ao sítio. Devagarinho, mas... devagar se vai ao longe e eu ainda quero ir a muito lado!

13.10.06

6ª feira 13, Excelente!


É! Nunca tive razão de queixa das 6ªs 13 e hoje confirma-se (apesar de o dia ainda não ter terminado).
O dia começou cedinho, com novas ecos e ida ao hospital para ser vista pelo Urologista. Espera, espera, espera, mas quem espera sempre alcança e, voilá, estou quase como nova!
Tenho de fazer o injectável de antibiótico direitinho até ao fim (Sisse, terás o meu rabiosque ao dispôr mais quatro dias), beber muita água e repetir os exames daqui a um mês, para confirmar que tudo ficou bem.
E eu sei que vai ficar!
Vou descansar mais um pouco e alimentar-me bem para a anemia apanhar boleia com a infecção e também dar ao slide.
Estou toda animadota, é verdade!!


Fiesta
By The Pogues

12.10.06

Melhor!!

Hoje sinto-me melhor!
As dores já estão a diminuir, tive uma noite de sono tranquila, acordei, tomei um pequeno-almoço que já se vê a olho nú e os comprimidos. O brinde? Deixei-me adormecer e fiz uma bela soneca.
Acordou-me o telefonema da Amiga que me vem dar as cinco picas que faltam. Foi melhor que o tradicional serviço despertar: a voz, o não ser um monólogo, o ser de borla e não ter sido necessário requesição.
Passei na net e (sor)ri com os mails de "alguém" que, thanks God!, mantém o seu estilo próprio de falar/escrever e o seu humor típico. A juntar as palavras de carinho/preocupação. Obrigada, A.!
E decido partilhar este meu estado de espírito. Agora vou descansar mais um pouco.
Fiquem bem!
Notas:
1 - Cris, obrigada pelo apoio. Até (muito) breve!
2 - C&P, obrigada pela visita de ontem. Em breve estarei eu a chagar-vos no vosso aconchegante ninho novo!
3 - Insisto na LURA, após uma reportagem (acerca de si e do seu trabalho já reconhecido nacional e internacionalmente) num dos nossos semanários. Vale mesmo a pena!
4 - Lá fora está um sol lindo!

11.10.06

Não há 2 sem 3...


É, já chateia! Mas como "não há 2 sem 3", lá voltei eu às urgências: a febre subiu um pouco, a dor que tinha diminuído voltou a dar sinal e continuava sem conseguir encontrar o urologista que me atendeu na 2º para lhe falar do medicamento com que me dou mal, por ele prescrito.
Depois de quase 2h de espera, com mais uma pulseira laranja no pulso, recebe-me o Dr. Edson, meu Urologista na privada aquando da última cólica renal, há dois anitos e pico.
Excelente! Revisão da matéria dada, perguntas e conclusão: o antibiótico prescrito era em muito pouca quantidade (o que só iria fazer com que mascarasse a situação e os bichinhos ficassem mais resistentes), devia ter continuado com o anti-inflamatório (foi-me dito para parar...) e volto na 6ª para novos exames. Aí se verá se é necessário ficar internada.
Dois injectáveis: vai já o antibiótico do dia (na mão, que os braços estão já negros...) e segue-se um anti-inflamatório (rabiosque, sff!). "Se passar dos 38º vem cá logo e fica com o meu número de telemóvel." Mais um que não brinca quando se trata de Saúde, mais um que merece o meu respeito e o meu sincero agradecimento. Mais um médico Humano!
Forcei um pouco o almoço, pois os índices de anemia são baixos, mas existem.
Vim ao computador distrair um bocadinho, colocar o post de ontem (confesso que hoje me fez confusão relê-lo) e volto para a cama, pois o repouso é imprescindível.
Volto em breve e isto não é uma promessa: é uma ameaça!!
Only Time
By Enya

10.10.06

Doença, Medo, Morte, Conexão e Vida ou... O MEDO DE MORRER

Este é um post escrito no rescaldo (dia 10), razão porque será publicado com essa data. Foi escrito primeiro em papel, para que quando conseguisse deslocar-me à net o transcrevesse. Mas tinha de o escrever naquele momento! Pensei que me íam chamar lamechas, mas logo me lembrei que o Blog era meu e fazia nele/dele o que quisesse e escrevi. A necessidade era muita!
Afinal tinha razões para não me sentir bem, pelo contrário!
Como já estava praticamente a fazer uma semana da ida ao Resort-da-pulseira-laranja, as saudades apertaram e decidi lá ir visitar o pessoal. A verdade é que decidiram por mim (após novas ecos com a Dr.ª Paula) e eu, claro, concordei, tal a zombie em que me tinham transformado as dores, a falta de apetite, o já desespero.
As ecos tinham dado o rim direito novamente muito dilatado e o esquerdo a caminho do mesmo. Ureter? Dilatado, obrigado! Cálculos? Nickles batatóides.
Ligação telefónica imediata para as urgências "Quem é o urologista de serviço?", pergunta ela, seguindo à frente a abrir alas para passarmos. Faz o apanhado destes 7 dias e atira um diagnóstico ao ar.
Como eu não tenho cão, comecei a ser tomada pelo MEDO (ou seria PAVOR?).
"Talvez a transfiram para Coimbra."; "Olhe que isto é grave. Se lhe param os dois rins é complicado!".
Imaginei o pior, mas continuei sem hesitar.
Utilizo o humor para não chorar, quando me dão para assinar uma credencial, responsabilizando-me por possíveis efeitos secundários do exame a que me vão submeter.
"Não é este exame em que algumas pessoas ficam?", pergunto baixinho, sabendo de antemão a resposta, tendo uma esperança recôndita de ouvir um "não". Acima de tudo, analiso agora que, inconscientemente, tentava que também eles tivessem medo e desistissem de o fazer...
"Nunca vi ninguém morrer. Já vieram muitos com paragem cardíaca aqui para a reanimação, mas nunca soube de nenhum que morresse.", diz o urologista de serviço. "Ah! Muito mais descansada agora", retorqui. "Desde que também me consigam reanimar..."
O MEDO passou mesmo a PAVOR, quase paniquei.
Ao chegar à Imagiologia, vejo o Companheiro de Jornada e a Mummy. Sorrio, um sorriso bem rasgado, 101% forçado: "Só tive de assinar um papel em como me reponsabilizo se quinar... Mas já volto." Nem olho para trás, ao virar a esquina, pois as lágrimas já corriam.
Enquanto esvazio a bexiga, dou por mim a enviar 4 ou 5 sms com o conteúdo "Reza por mim"... e eles rezaram! Rezaram, enviaram energia, entraram em sintonia. O que menos importa é o nome que se lhe dá. Sei que estiveram comigo e eu pedi à Fonte de Energia Universal (Reiki) e a Deus que me protegesse. Dou por mim a serenar um pouco, a pensar que, se partir, faço-o em Paz. Só não queria que ninguém ficasse a sofrer e apetece-me vir cá fora dar esse recado, mas já estou na máquina.
Terá sido meia hora? Para mim foi como que um "Pause" na minha Vida. Pensei, senti e rezei/"conectei-me"!
Do lado de fora, pelo vidro, vejo oito batas brancas.
O líquido começa a percorrer-me, o meu corpo estranha e reaje. "Ok, é só calor!", acalmei-me. Mas o coração prega um susto, pois também ele reaje. "A-oh, é agora! E eu a ver isto tudo. Será que vai parar? Será que me vou sentir a morrer?"
Entra uma médica, trocamos impressões e fica o conselho de respirar fundo e devagar, pois é normal. Centro-me numa das luzes da máquina e lembro a respiração dos tempos do Yôga. Mentalmente, fico ao lado da Elisabeth e respiramos juntas. Que saudades! Tenho mesmo de voltar ao Yôga!
"Mas... e se o coração me prega outra partida?", "Nada acontece por acaso. Se tiver que partir? Vou serena." concluo e volto a dar o meu melhor a nível de respiração: inspiração 3 tempos, expiração 6!
Quando é dado por terminado, sinto que passei uma provação grande, mas acima de tudo que cresci mais um pouco e me reaproximei do meu lado espiritual.
Dou por mim a pensar nos amigos a quem tinha enviado o sms, na Mãe e no Maridão, no primo que me disse há dias estar a fazer um percurso que me parece fascinante na UB (União Budista). A todos agradeço. A Deus, a Buda, a N.ª Sr.ª de Fátima, à Energia Universal, ao Cosmos! A mim? Se calhar também, porque não? Também faço parte dele!
Ponho os pés na terra e agradeço à Equipa. Foram impecáveis, inclusivé a nível humano. Obrigada!
Tudo o que se seguiu pareceu brincadeira de criança: eu estava Viva! I felt like a survivor!!
Não, não há cálculo algum. As infecções urinárias de repetição já deixaram algumas mazelas no rim e esta última, porque mascarada inicialmente, subiu aos rins: primeiro o direito, depois o esquerdo. Pielonefrite!
Sai mais um injectável na hora e outros para tomar depois.
Chego a casa cansada. Ao recordar os momentos do Urotac, faço o paralelo com os filmes americanos em que o condenado à morte por injecção letal fica numa situação idêntica: sozinho, assistência e médicos do outro lado do vidro e ouve-se um "click", que é quando o líquido começa a correr.
Tenho plena consciência que no meu olhar se lia facilmente "Não me deixem morrer, por favor!"
Desta ainda não fui!

6.10.06

Convalescença!!


Que feriado agradável que passei: febre, dores mais fortes novamente, tonturas, arrepios, tensão muito baixa, blá blá blá.
Só sei que não aguentava com uma gata pelo rabo e ponderei voltar ao "Resort".
Tomei dose dupla para as dores, aguentei, aguentei, aguentei. Chorei, chorei baba e ranho e, finalmente, consegui adormecer.
Hoje o dia prometia não ser fácil, mas já está de Sol para mim!
Novas ecos: rim e ovário menos dilatados, líquido em menor quantidade. Provavelmente expeli a pedra ontem, daí as sensações fortes que tanto dispensava.
Segunda-feira vai mais uma eco (tenho muito a agradecer à Dr.ª Paula. É que sei que os Técnicos de Saúde humanos estão em perigo de extinção... Foi uma deliciosa descoberta. MUITO OBRIGADA!) e até lá um repouso só me fará bem, pois o desgaste tem sido grande.
Não menos fantástico tem sido o maridão que atura os "ais", o praguejar, o choro e ainda me acompanha aos exames. És lindo!
Vou-me colocar na horizontal e descansar. Até!
PS - Primo, soube mesmo muito bem falar contigo. Temos de repetir!



Don't Let Me Be Misunderstood

By Nina Simone

4.10.06

Mas deixei...

... de me conseguir mexer e tive de ir (às urgências)!
Torcida, feita em pedaços, desesperada.
Chorei à frente de quem estava: enquanto fazia a inscrição, na sala de espera, no corredor, à frente do enfermeiro que me injectou o analgésico, sei lá.
Foram quatro horas grandes, com sustos e incertetezas pelo meio, mas saí intacta, já de madrugada. O Companheiro de Jornada esteve sempre ao lado: merece bem a "terminologia" que lhe dou!
Veredicto: cólica renal acentuada (rim direito dilatado e com líquido no exterior), ovário direito enorme, com líquido no exterior e cavidade abdominal com líquido livre. Moral da história: o verdadeiro 2 em 1. Sou mesmo complexa...
Excepto a cólica renal, deve-se a um medicamento excelentemente bem receitado por um médico da nossa praça. Já me estava a decepcionar há algum tempo, passei pela fase de ter pena de ele próprio me obrigar a perder a confiança em si, mas agora foi a gota de água!
Não como vingança barata, mas porque tenho amor-próprio, dignidade, dores e, se puder, evitarei que outras pessoas passem pelo mesmo, prevejo uma Carta Aberta para daqui a algum tempo. Não dá mais para calar, far-me-á bem a mim e acredito que poupará alguns sofrimentos desnecessários.
Fica a foto da minha "pulseira laranja", qual estada em Resort de Luxo.

Ah, e a este "Resort" não faço questão de voltar!!
E... não vou poder ir ao imperdível Concerto da Jacinta, para o qual já tinha garantido lugar há 3 semanas...


What I Am

By Edie Brickell

3.10.06

Dói-me...

Estou parecida com o Sérgio Godinho e quase procuro o elixir da eterna juventude!

Estou velho!
dói-me o joelho
dói-me parte do antebraço
dói-me a parte interna
de uma perna
a parte amiga
da barriga
que fadiga
o que é que eu faço ?
escolho o baço ou o almoço?
vira o osso
dói pescoço
é do excesso
do ex-sexo
alvoroço
reboliço
perco o viço
já soluço
ja sobroço
esmiuço
os meus sintomas
e já agora, do meu médico
os diplomas
esmiuço
a consciência
e já agora, apresento a penitência
Dói-me o rim, o ureter , a bexiga, o ovário.
Tenho ponta de febre, estou farta de beber chá e tomar analgésicos.
Também estou cansada de passar metade dos dias na casa-de-banho!
Mas não me apanham no hospital, a injectarem-me Tramal e a colocarem-me a soro. Enquanto me mexer e conseguir dormir umas horas, não me apanham lá mesmo!
E isto há-de passar! Se há-de!